sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Biópsia






Bom, a minha biópsia tem uma história só dela...


Quando o Dr Marcelo (meu mastologista) indicou a biópsia eu descobri que não seria nada fácil faze-la.


Graças a um "URGENTE" que ele marcou no pedido o meu pedido não ficaria ali amontoado na pilha do SUS, porém eu teria que esperar algumas semanas (pelo menos 2, - até pelo menos o final da semana que vem segundo a menina).


Relevei a possibilidade de fazer o exame particular, porém não tinha o $$$ (R$333,00  a  R$664,00)


Já conformada com a espera, apareceu o tão esperado $$$ pra fazer o exame numa clinica particular. Anteontem logo cedo liguei pra todas as clinicas que encontrei. E nenhuma tinha vaga para o exame.


Cheguei a sair de casa pra ir até uma tal clinica particular pra marcar pra próxima 3ª (13/09), quando cheguei na esquina tive um pressentimento e voltei pra casa. Encontrei meu marido no portão e disse a ele: vou ligar pro SUS.


Liguei, falei com uma das meninas que já tá cansada de saber do meu caso (elas estão sendo uns amores comigo!) e ela me pediu pra retornar de tarde que ela daria a data exata do exame.


Pouco depois o telefone toca e é a moça do posto pedindo que eu fosse lá, havia aparecido uma desistência e ela havia conseguido me encaixar nessa desistência. Eu poderia fazer a biopsia hoje (08/09)!


Mais uma obra de Deus na minha vida!


Bom...
Ontem eu botei o celular pra despertar as 6:00 (estava marcado para 7:30) e fui dormir.


Acordei com meu marido me chamando assustado, já eram 6:45, o celular não despertou!


Troquei de roupa correndo e saímos pro hospital.


Cheguei lá as 7:15, fui direto pra sala de internação.
Quando chego lá  e mostro o papel ouço "- esse papel está errado, esse médico não atende hoje, só atende amanhã!"
Ela achou a minha ficha na pasta das pacientes de amanhã. Concluímos que a moça do posto havia confundido as datas e fui pra casa.


Marido manobrou o carro (ic, fusca), parou em frente de casa e meu telefone tocou "-Manuela, volta pra cá que a sua cirurgia é hoje mesmo".


Lá fui eu pro hospital de novo (mamãe levou um susto ao nos ver chegar e sair em seguida), cheguei lá as 08:10, faz ficha aqui, troca de roupa ali, fui pro centro cirúrgico. Agradável surpresa ao ver que o procedimento seria feito pelo meu mastologista o Dr. Marcelo!


As 9:00 já estava no estacionamento procurando meu marido pra voltarmos pra casa.


Bom, pelo pouco que eu procurei saber existem 2 tipos de biopsia


  • Core Biopsia - é feita através de uma cânula que é introduzida no local e retira dali um fragmento do nódulo, muito pouco invasiva. A que eu iria fazer particular era desse tipo. 
  • Biopsia Cirúrgica:  É feito um corte no local próximo ao nódulo, é retirado um pedaço do nódulo, o corte é fechado através de sutura (pontos).


Ambas são feitas com anestesia local.


Eu fiz a cirúrgica. Eu levei 4 pontos.


Assim que cheguei em casa coloquei uma compressa de gelo (conforme o Dr. Marcelo indicou), tomei um analgésico e dormi, ainda dolorida do procedimento.


Acordei algumas horas depois novinha em folha! Se não fosse o esparadrapo nem lembraria da sutura!


Agora estou bem, ainda tomando analgésico de 4 em 4 horas pra evitar a dor.
Já troquei o curativo, tava sangrando um pouco na hora que troquei o curativo, mas é normal, segundo a minha amiga que é enfermeira e tá me ajudando com isso.


To tomando cuidado pra não abrir os pontos, quase não tenho ficado sentada no pc, nem tenho feito movimentos bruscos, ao menos nesses primeiros dias.


Volto ao consultório para tirar os pontos em 15 dias. Lá o Dr. Marcelo falará sobre o resultado.


Não, eu não vou narrar o durante do procedimento!
Prefiro resumir dizendo que sou muito medrosa, sensível a dor e mimada!
E que o Dr. Marcelo tem uma paciência de Jó comigo!
Eu sobrevivi, logo não é nenhum bicho de 7 cabeças, como a Joyce (enfermeira / amiga/ vizinha) me disse: "você já pariu, que é muito pior, pára de frescura menina! rsrsrs"


Essa dica da Meg é super importante:


"O resultado vai dizer q tipo de tumor é, tamanho preciso, se é infiltrante ou invasor, se vc tem recepção pra hormônio... Enfim, através desses estudos também o seu tratamento será definido.
Qualquer q seja o resultado (talvez demore um pouco a sair - o meu levou 20 dias - espere com paciência), fique tranquila e faça direitinho o q os médicos mandarem."



Bom, fico por aqui, agradeço a todas vocês que tem vindo aqui, pelo apoio de vocês, algumas que já me acompanham a tanto tempo!


Obrigada Fernanda Reali por ajudar a divulgar!


Espero ajudar outras mulheres com o meu relato.



8 comentários:

  1. Oi Manuela!
    Ainda nao devorei seu blog pra ver como tudo aconteceu. Mas uma coisa sabemos...Nosso olhar diante da vida mudou muito nénão? rs
    Tenha fé que tudo dará certo, e pode ter certeza que vai dar.
    Eu já acabei minhas quimios, e acredite, eu passei por ela tão bem que ela quase nem me viu...rs.
    Não tive enjoos fortes, não tive baixa resistência...meu médico olhava meus exames e falava "menina, nem parece que vc faz quimio!!" rs.
    Nem minha menstruação cessou!
    E tenho certeza que minha cabeça ajudou muito. Eu não permiti que o câncer fosse mais importante na vida do que ela mesma!!!
    Espero que vc esteja bem tbm!
    Quanto aos lenços, eu ganhei todos eles. Minha irmã mora no Qatar, e lá as mulheres só usam lenços né, então ela me trouxe uns 30 lenços de lá. Os lenços que eu mais uso, e que são os mais confortáveis são de algodão. Aqueles lenços de sedinha e tal são bonitos, mas não são práticos pois escorregam. Ah, os de malha também são ótimos. Também comprei alguns nessas lojas de magazine (MARISA, RIACHUELO, RENNER e C&A), vale a pena conferir!
    Precisando de alguma coisa pode contar comigo ok!
    Beijocas. Fique com Deus

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mannu!

    EMbora tenha tido tantas confusões para fazer o procedimento, tudo fluiu bem e foi perfeito, com teu médico de confiança! Que bom!

    Essa tua disposição em narrar tudo é extremamente importante para todas nós, para que a gente se mexa e busque a prevenção ou o tratamento.

    Muitas de nós não faz os examens preventivos ou adia o tratamento por MEDO e deseinformação.

    Tu estás prestando um serviço importante para a saúde de muita gente!

    Sugestões:

    REMOVA DAQUI DO BLOG A EXIGÊNCIA DE VERIFICAÇÂO DE PALAVRAS, para que mais gente se anime a comentar.

    Deixe no fim de cada post um e-mail teu de contato, para o caso de alguém querer perguntar algo e sentir vergonha de fazer isso nos comentários.

    Um beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Não desista da luta!
    Confie em seu médico e continue a lutar!
    Fiz a corebiópsia e deu um fibroadenoma isto há 6 meses. Repeti a mamografia e usg esta semana, e estou ansiosa com os resultados, pois tenho casos de câncer de mama na família.
    Independente do resultado seguirei em frente.
    E vamos seguindo, todas nós!
    Beijos e boa sorte!

    Ana Carolina
    @anacarolinaqui
    http://anacarolinaqui.blogspot.com/2011/02/e-dor-que-nao-passa.html

    ResponderExcluir
  4. Oi MAnnu,
    sabe ando passando uma situação difícilcom minha mãe,pois apareceu um nódulo de 9mm no seio dela,já fomosao mastologista e ele disse que não é nada preocupante,que é um tipo que vai desaparecer.
    masminha mãe precisa primeiramente curar o coração,ela se desespera,não tem fé,tenho pedido a Deus que acalme o seu coração.
    a sua fé de que tudo dará certo é o que te ajuda a enfrentar tudo.minhas orações para que Deus cure vocÊ.
    Acredite ele está contigo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tudo vai dar certo! Confie!
    Bjs e umna ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Amiga, independente do resultado, estaremos aqui dando apoio e acompanhando tudo, relaxe! Confie no Dr. Marcelo e na equipe, pois é o conjunto da obra que nos fazem obter um resultado feliz. Afinal parte de tudo depende de nós não é mesmo? Quando conseguimos manter a calma, parece que os resultados veem melhor.
    Muita luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi linda! Que bom que você já fez o exame, assim é melhor, quanto mais rápido!!! :)

    O SUS é mesmo uma confusão, que sorte mesmo que você já fez!

    Fique tranquila, estamos todas unidas com você e enviando bons pensamentos!

    Um grandeeeee beijo e um abraço apertado.
    Bia

    ResponderExcluir
  8. Amada Manuela só fiquei sabendo hoje mas não estou apavorada sabe por que?Você é guerreira tudo vai correr de forma tranquila,você vai superar mais essa e renascerá coma Fênix.Força querida estarei rezando por você com muita fé e pedindo para os anjinhos não desgrudarem de vc nenhum segundo viu?

    ResponderExcluir

Seguidores