segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sobre o estresse

Gestão do estresse causa mudanças fisiológicas em mulheres com câncer de mama Terapia cognitivo-comportamental afeta a maneira como genes nas células imunes são ligados e desligados, facilitando a recuperação.
Pesquisadores da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, descobriram que o gerenciamento do estresse em mulheres com câncer de mama pode alterar os processos que promovem a progressão do tumor em níveis moleculares.

A pesquisa descrita na revista Biological Psychiatry revela que a terapia cognitivo-comportamental projetada para mulheres com a doença afeta a maneira como genes nas células do sistema imune são ligados e desligados, de modo que pode facilitar a recuperação durante o tratamento.


As mulheres que participaram da intervenção apresentaram melhor adaptação psicológica a todo o processo do tratamento para o câncer de mama e mostraram mudanças fisiológicas que indicavam que elas estavam se recuperando melhor.
A terapia consiste em um programa de 10 semanas que combina imagens de relaxamento e respiração profunda, junto com a terapia comportamental cognitiva, que é projetada para ajudar os pacientes a reduzir a tensão corporal, mudar a forma como eles lidam com pensamentos intrusivos de estresse, diminuir humores negativos e melhorar suas habilidades de comunicação interpessoal.


A equipe de pesquisa pretende seguir as mulheres da pesquisa por um período maior para avaliar os efeitos da intervenção sobre a expressão gênica de leucócitos em longo prazo.


Texto originalmente publicado pela Dra. Rosangela Pinheiro



No estudo essas mulheres foram submetidas a situações de relaxamento e SOMENTE ISSO, somente a exposição das pacientes a uma situação relaxante aliada a sugestão de coisas positivas foi o suficiente pra melhorar a condição psicológica e a fisiológica também.

O que significa isso tudo?

Significa que você minha amiga, que tai careca, gorda, com o marido, papagaio, periquito enchendo o saco (sim essa sou eu) tem que fazer exatamente o que a minha amiga me disse outro dia:
"sou mais eu, sou mais eu, sou mais eu. Não vai me fazer bem: dane-se!"

Amiga, liga o botão do foda-se e vai ser feliz!!!

O cabelo vai cair? legal, vai economizar no shampoo e na tintura!
Ta gorda por causa dos corticoides? Agora ta mais popozuda do que nunca!
Ta com dor? Deixe aflorar a Tereza Cristina que há  em você e põe esse povo todo ai pra fazer as suas vontades!

Não pense nos problemas, não foque no que tá acontecendo de ruim!

Foto que tirei pra mostrar a maquiagem que comprei

Antes de sair pra quimio

Se você ficar pensando somente no que acontece de ruim, logo, só vai ter coisas ruins pra pensar!
Procure pensar em coisas boas, positivas, que te poem pra cima!
Uma música que te faça sentir poderosa, se arrume, compre uma maquiagem nova, faça as unhas. Sim, fique toda produzida e arrumada em casa mesmo. Se isso te fizer sentir bem FAÇA!
Não espere dos outros, não dependa de ninguém
Faça, seja!


Você tá com câncer não ta inválida!
Vai ficar sem um peito? Melhor ficar sem um peito que depois é só colocar silicone do que ficar sem um braço ou uma perna. Pense nisso!



Então não tem motivo pra não procurar algo novo pra fazer, ou voltar a fazer algo que não fazia há muito tempo.

Eu diminui muito o meu ritmo, antes fazia artesanatos quase que diariamente, hoje faço muito menos, em compensação tenho voltado a fazer bordados, costuras, coisas que não fazia deste meus tempos de mocinha. E to adorando! É ótimo fazer coisas de mulherzinha de novo e deixar as ferramentas de lado um pouco (eu tava fazendo mosaicos de espelhos lindos... que vão ter que esperar!)

Voltei a caminhar, com autorização do meu onco, e sempre que to bem eu saio andando por ai... só em sair de casa já me sinto muito melhor!

Faça isso também! Faça algo novo ou algo velho que não faz há muito tempo!

O que te impede de ser feliz?



Mande embora da sua vida tudo que te chateia, tudo que te deixa pra baixo





Um comentário:

  1. Olá querida...
    Achei seu Blog por acaso, estive lendo sobre você.
    Menina você é uma rocha comparada a mim!!! Lindo seu trabalho, acho muito bacana que você partilhe suas experiencias com outras pessoas. Para mim uma lição de vida, certamente estarei mais vezes por aqui parabém bjsss!!!

    ResponderExcluir

Seguidores