quinta-feira, 18 de julho de 2013

Andar dói

As consequências de andar estão começando a aparecer.
Uma tendinite no punho direito (que me fez enfaixar a mão por 1 semana)


E joelho que dói muito.
Você não faz ideia do quanto seu fêmur pesa até o dia em que seu joelho simplesmente não funciona.
Por vezes eu tenho que carregar a perna com os braços porque não tenho força no joelho (além de doer muito o esforço) pra conseguir mudar de posição sentada ou coisa assim.
A fisioterapia tá ajudando a lidar com essa dor e os esforços pra sair de vez da cadeira de rodas continuam.


No último dia 10 fiz mais uma quimio e consulta.
Tomei também o Aredia, pros ossos.
O tempo esfriou bastante por aqui, acrescente a isso os efeitos do Aredia... bom... não fiquei nada bem.
Muito enjoo, dor do quadril pra baixo, cansaço, mal estar... uma coisa horrorosa. Só acontece quando tomo o Aredia.
Fiquei 5ª, 6ª e sábado praticamente sem sair da cama, dormindo direto.
Domingo milagrosamente acordei bem (como sempre).
Tem sido difícil. Tá ficando pesada a carga psicológica.
Mas tenho muita gente na torcida me dando forças, meu filho e mãe que são a razão de continuar lutando e esperança de que ainda vou tirar aquela fotinho com a placa de "eu venci o câncer".

Pela 2ª vez no meu tratamento estou trocando de oncologista (a primeira troca foi opção minha - quando troquei da dra. Lilian pro dr. Prata).

Por motivos internos, sei lá quais, o dr. Prata não clinicará mais na CORB.



Bom, vamos ver o que o novo médico dirá/fará.

Passei a última semana em especial muito mal. Cheguei a deprimir sim.
Perguntando ao dr. Prata se tomaria Tamoxifeno ele respondeu: "se conseguirmos estabilizar o câncer sim, você tomará". Esse "se" foi um balde de gelo. Começaram a vir coisas na minha cabeça do tipo: "ele disse que você não vai tirar os peitos não porque o câncer regrediu, mas porque seu tratamento é só paleativo".
Bom, ele e a dra Lilian (que mesmo não sendo minha oncologista sempre se dispôs a me atender super bem, e me atendeu durante a internação) sempre falaram que eu não morreria, que ainda haviam esperanças e bla bla bla.
Mas depois de 2 anos de tratamento, centenas de picadas, muita dor, enjoo, estres, minha vida toda parada em função do câncer... tem horas que a gente pensa: será mesmo?
Nessas horas a palavra "sobrevida" e as porcentagens que lemos nos rótulos e estudos sobre câncer de mama pesam mais.
Sei que já passei por muito.
Nessas horas lembro do que passei com a fratura na coluna, lembro de todo o mal estar das primeiras quimios, de todo o medo que já passei... penso: vim até aqui, o que mais posso fazer além de seguir?
Não tá sendo fácil.
Imagens de guerreiras que já se foram como a Mítia e a Lílian não saem da minha cabeça. Penso: será que é isso? Vou lutar bravamente como elas lutaram pra no final morrer?
Acho que to na fase mais difícil do tratamento.
Me sentindo muito sozinha (sei que tenho muitos amigos, mas me sinto sozinha), desamparada (apesar de ja ter recebido e receber tanta ajuda).
Tenho que ser mais forte que nunca. Mas é difícil viu.
Um dia de cada vez.

Ah a notícia boa: a dieta meio que deu certo: cheguei a 76 kg

A notícia ruim: engordei 2 kg na semana anterior ao meu aniversário... na última pesagem eu tava com 78...


4 comentários:

  1. Fico torcendo pra que essas coisas todas se ajeitem e fiques bem. Tão chato trocar de médico,nõ? Pena! beijo,fica bem! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Manuzinha,bom dia!
    Força,coragem e fé...
    Bjão.

    ResponderExcluir
  3. Manu pensei muito o que te falar e cheguei a conclusão que a única coisa que eu posso lhe dizer é que quando eu estou enfrentando momentos ruins e os medos e pensamentos ruins chegam eu abro a bíblia e leio algum salmo por exemplo o 91
    e depois converso com DEus e desabafo ... e ele tem me ajudado muito .. deixo essa dica :converse com Deus e ele te ouvirá bjos...

    ResponderExcluir
  4. AH, mas não existe amigo melhor do que Deus...Não mesmo!
    Naqueles momentos em que tudo parece perdido... É nEle que vc tem que pensar! Ele pode tudo!
    Já ví muitas pessoas curadas de câncer, porque usaram a fé, creram em Deus, no sacrificio de Jesus na cruz, na palavra dEle.
    Você se sente fraca, mas não é fraca não Manu... Vc é muito forte!
    " ... diga o fraco: Eu sou forte."
    Joel 3:10
    Seu nome estará a partir de hoje constantemente em minhas orações! Seu filho, sua mãe e todos os que te querem bem ainda vão te ter por perto por muuuuito tempo! Saudável e feliz! CREIA! Isso é poderoso!
    Bjks
    http://osonhodethalia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seguidores